Ulhiana Batista

30/08/2018

Sou Ulhiana Batista, tenho 22 anos, moro em Boa Vista-RR. Conheci o ensino domiciliar a partir das famílias de amigos que entenderam que o ensino regular não estava formando seus filhos nas proporções e capacidades desejadas por eles, ou seja, o ensino regular estava deixando a desejar no quesito desenvolvimento da habilidade intelectual, formando assim para o futuro, jovens limitados e com dificuldades de desenvolver o autodidatismo.

Na época estava no ensino médio e imaginava que seria tarde demais para eu aprender a estudar sozinha. A partir de então minha insatisfação com o ensino regular começou a crescer absurdamente, porém tinha muitos receios. Entre 2012 e 2013 uma amiga decidiu não cursar o ensino médio em uma escola regular e passou a estudar em casa. Passei a conversar mais com ela sobre o assunto e foi aí que finalmente tive certeza que eu queria praticar o ensino domiciliar. Compartilhei esse desejo com minha mãe e ela prontamente me apoiou. Temi muito aos desafios que me cercava, minha insegurança estava no que os meus familiares iriam pensar (talvez que eu estivesse louca haha).

Comecei a me planejar: Preparei minuciosamente um plano de estudos com o horário diário e conteúdo que eu deveria ver naquele período e comprei também bons materiais didáticos (livros usados, porem bem conservados). Permaneci matriculada em um cursinho pré-vestibular que eu já cursava na modalidade do Processo Seletivo Seriado (PSS) para que eu tivesse um "norte". Nesse momento pude perceber o quanto o meu tempo rendia, pois minhas "aulas" não tinham interrupções de colegas, de intervalos ou até mesmo de professores, tudo dependia de mim mesma. Percebi que meus dias rendiam mais.

Quando criança, fui bem ativa, praticava ginástica rítmica, natação, fazia parte de coral, aulas de teclado, aulas de inglês, mas com o tempo a pressão do sistema escolar tradicional me privou de fazer muitas coisas que gostava. Era direcionada a seguir o sistema e a fazer o que ele queria. A partir do momento que comecei a praticar o ensino domiciliar abriu-se a janela para novas oportunidades de conhecimento. Descobri em mim mesma algumas habilidades como a arte de confeitaria. Nesse período fiz cursos de costura industrial e de LIBRAS.

No ano em que completei 18 anos consegui meu cerificado do ensino médio pelo ENEM e, logo depois, ingressei na Universidade Estadual de Roraima (UERR), no curso de bacharelado em Enfermagem. Hoje estou no 7º semestre do curso e não me arrependo de ter experimentado essa modalidade de ensino.


© 2018 Home Education Brasil | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora