Rebeca Medeiros

30/08/2018

Eu já tinha ouvido um pouco sobre Homeschool, mas só em 2010 eu soube que era praticado por algumas famílias no Brasil, e tive a oportunidade de conhecer algumas delas. Na época com 12 anos de idade e eu já estava bem amoldada ao sistema e não inferia o ensino domiciliar como profícuo. Ponderei entretanto, e percebi que o meu preconceito era incoerente pois, além de julgar uma prática que desconhecia eu estava insatisfeita com o sistema de ensino formal ao qual eu me sujeitava. Além de não cumprir o seu principal objetivo o sistema escolar reprimiu características tão importantes que eu tinha, qualidades que são peculiares às crianças como: a curiosidade, o desejo de aprender e a criatividade, e os valores sobre ética, moral e solidariedade que eu recebi em casa foram confrontados e reprovados e a liberdade para expressar quem eu era, rechaçada e assim, eu passei associar o estudo à minha experiência negativa.Depois de analisar os fatos eu implorei aos meus pais para que adotassemos o ensino domiciliar, e eles que estavam tão insatisfeitos quanto eu, aprovaram. Iniciamos a "escola em casa", em 2012 depois passamos à modalidade "unschool", ou "desescolarização" e com isso obtivemos resultados muito satisfatórios acadêmicos e em outras áreas. Como resultado acadêmico eu fui aprovada todas as vezes que prestei ENEM (ao todo quatro) e também nos vestibulares conseguindo boas colocações, fui aprovada também através do ENEM pelo SISU em diversos cursos de graduação em universidades públicas, como em Engenharia Física na UEMS. E por último recebi o certificado do Ensino Médio sendo aprovada pela prova do ENCCEJA. Mas além disso o melhor resultado foi ter recuperado o que eu havia perdido: a liberdade e o desejo de aprender de todas as formas, em qualquer lugar e em qualquer hora, a qualidade no relacionamento com a minha família que havia sido afetada, o potencial auto-didata que é natural a qualquer criança. Recuperei a minha auto-estima, perdendo o medo de me expressar, e expor minhas ideias. E depois disso passei a me socializar muito mais e com as pessoas de todas as faixas etárias. E descobri potenciais que até então não haviam sido despertados. Eu descobri que cada pessoa tem um tempo de amadurecimento em que será capaz de aprender e isso para cada conteúdo e eu aprendi a respeitar o meu tempo.Também passei a enxergar o meu futuro com outra ótica, sem ansiedade ou pressão. E optei por seguir com o que me identifico. Atualmente aos 20 anos estudo fotografia, estou terminando um curso de francês, estou fazendo um curso sobre publicidade e vou iniciar um curso de edição de vídeos com um profissional. Apesar de já ter concluído o Ensino Médio ainda me considero uma "homeschooler", pois o meu aprendizado começou no dia em que nasci e só terminará com meu último suspiro, não importa a onde e nem como.

© 2018 Home Education Brasil | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora