Juliana Freedman

19/08/2018

Meu nome é Juliana Freedman, e eu comecei a ter interesse no ensino domiciliar, quando fiz uma viagem e conheci pessoas da minha idade que faziam homeschool nos EUA. Minha família e eu sabíamos de um casal próximo de nós que haviam sido pioneiros na nossa cidade e sofreram pressão e muitos ataques da mídia há muitos anos. Porém em ambas as situações, os alunos tiveram êxito nos estudos.

Antes de meus pais e eu decidirmos pelo ensino domiciliar, nós tínhamos nos mudado para um bairro com uma escola municipal, então eu e meus irmãos tivemos que mudar de escola. Naturalmente, o aprendizado caiu, e era algo visível, pois vínhamos de uma escola estadual. Quando nos decidimos, eu tinha 15 anos e pude observar quanto mais tempo eu teria para me aprofundar nas matérias que eu mais gostava, e pra me dedicar nas matérias que eu tinha mais dificuldade. Como tinha mais tempo livre, comecei a me afeiçoar por cozinha e organização. E biologia chamavam cada vez mais minha atenção.

Resolvi fazer nutrição presencialmente como graduação, e nessa época eu trabalhava numa escola de reforço para alunos de escolas particulares no período da tarde. Pela nota do Enem eu formei e fui abençoada com uma bolsa de 100% pelo prouni. Se passaram 4 anos desde a faculdade e me formei recentemente.

O mais impactante do ensino domiciliar pra mim, foi o fato de eu poder conciliar meus interesses, trabalhos, hobbies, e me dedicar no empreendedorismo e aprender de forma profunda e ser impulsionada sem quaisquer tipos de impedimentos ou críticas destrutivas que muitas vezes encontrei na escola, as vezes até por meio de colegas, em forma de brincadeiras. Pra quem é tímido e principalmente novo, isso é somente um gatilho pra que você faça o que os outros querem ou de se encaixar no padrão que os outros desejam. No ensino domiciliar foi o contrário. Eu pude me dedicar intensamente, me concentrando de verdade, sem distrações. Com a ajuda dos meus pais, fui motivada. Nada era difícil demais. Fiz inglês, artesanato, gastronomia, exercícios físicos (e na escola eu quase não participava da educação física). Aprendi que pra que eu me responsabilize com meus estudos, preciso me planejar, dedicar, disciplinar. E é isso que eu fiz desde os primeiros anos estudando em casa, montando meus horários, procurando professores no youtube pra matérias que estavam difíceis ou que tive algum déficit na escola. Me tornei autodidata. Passei a procurar desde nova aquilo que queria, que realmente me interessava, e correr atrás disso, sem ter tudo mastigado, mas de fato aprendendo.

Hoje estou me envolvendo profissionalmente com a área de marketing digital e trabalho com uma empresa em prol do ensino domiciliar. Mas, posso atuar como nutricionista e empreendedora, e fazer tudo ao mesmo tempo. Não é impossível! Planejo continuar com o autodidatismo na vida profissional e homeschool é a modalidade de ensino que desejo passar pros meus filhos pra que eles tenham liberdade de expressar o que quiserem ser, e se descobrirem através dos estudos.


© 2018 Home Education Brasil | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora